• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Festas Catarinenses

Santa Catarina é um Estado de festas! O auge da programação é no mês de outubro, quando ocorre a Oktoberfest de Blumenau e outros 11 festejos em diferentes cidades. Mas o calendário de festas e eventos se estende por todo o ano.

A Oktoberfest de Blumenau é a festa mais conhecida de Santa Catarina. Com seus belos desfiles alegóricos, carros de cerveja, grandes bailes, trajes coloridos, comidas típicas e originalidade, atrai cerca de 600 mil pessoas todos os anos. É o carro-chefe das Festas de Outubro, quando o Estado inteiro se rende à alegria e celebra suas origens e tradições, num total de 12 eventos que recebem 1,2 milhão de visitantes.

OUTROS EVENTOS
Durante todo o ano, o calendário catarinense oferece outras opções, inclusive no inverno, quando milhares de turistas invadem o Estado, atraídos pela neve. A principal festa do inverno é a do Pinhão, em Lages.

A programação cultural também é intensa. Destaque para o tradicional Festival de Dança de Joinville – maior do gênero na América Latina, que atrai mais de 4 mil bailarinos à cidade –, a Tomada de Laguna, os Festivais de Teatro – Universitário, em Blumenau, e Isnard de Azevedo, em Florianópolis – e o FAM – Festival Audiovisual do Mercosul, em Florianópolis. Confira o calendário.

 

Festas de Outubro

Oktoberfest, Blumenau  -  Maior festa da cerveja fora da Alemanha. Grandes bailes que ocorrem na Vila Germânica, desfiles de carros alegóricos, centopéias, carros de cerveja, torneio de chope em metro.

Festa das Tradições, Joinville   - Características semelhantes à festa de Blumenau.

Fenarreco, Brusque  - Festa alemã, com destaque para os pratos preparados com marreco.

Schützenfest, Jaraguá do Sul  - Festa dos atiradores, tradição alemã.

Kegelfest, Rio do Sul  - O tema da festa é o bolão, esporte popular nas comunidades alemãs.

Musikfest, São Bento do Sul  - Festival de música e dança folclóricas. Evento multicultural, celebra tradições de várias etnias.

Tirolerfest, Treze Tílias - Festa típica da comunidade austríaca em Santa Catarina.

Marejada, Itajaí  - Festival gastronômico de celebração das tradições portuguesas. Culinária baseada no pescado e frutos do mar.

Fenaostra, Florianópolis -  Festival gastronômico de celebração das tradições açorianas, com pratos baseados no molusco – Florianópolis é o maior produtor de ostras do Brasil e, durante o festival, são realizados seminários técnicos sobre maricultura.*

 * Excepcionalmente, em 2004 a Fenaostra ocorreu em novembro.

Oktoberfest, em Itapiranga -  Mais antiga das festas de outubro. Mantém as características originais de festa comunitária.

Festa do Imigrante, Timbó -  Semelhante às demais festas alemãs, mas mantém as características originais de festa comunitária.

Oberlandfest, Rio Negrinho  - Semelhante às demais festas alemãs, mas mantém as características originais de festa comunitária.

Bananefest, Corupá - Une tradições alemãs à gastronomia feita com banana, base da economia local.
                                   
Oktobertanz, São Pedro de Alcântara - Primeira colônia alemã do estado celebra as tradições germânicas.
          
Açorfesta, São José  - Festividade que resgata a cultura açoriana, forte na cidade.

 

Oktoberfest em Blumenau
Festa Pomerana
Dança típica em Treze Tílias