• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Encantos do Sul e Caminho dos Cânions

No Encantos do Sul, cidades históricas portuguesas exibem paisagens com natureza preservada – praias, lagoas, baías e enseadas protegidas, nas quais as baleias Franca buscam refúgio para procriar e amamentar seus filhotes. Em direção ao interior, há duas dezenas de cidades fundadas por imigrantes italianos, algumas pequenas localidades de origem alemã e um grande complexo termomineral. No Caminho dos Cânions ficam os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, que abrigam os cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Os portugueses foram os primeiros a chegar, iniciando a ocupação do Sul catarinense pelo litoral, onde fundaram Laguna, terceira povoação mais antiga do Estado (1676). Mas foram os açorianos, quase um século mais tarde (a partir de 1748), que se fixaram na cidade e a colonizaram, assim como as demais povoações litorâneas. No fim do século XIX, foi a vez dos imigrantes italianos desbravarem o interior da região até a serra, fundando dezenas de povoações – as atuais Criciúma, Tubarão, Araranguá, Urussanga, Orleans, Nova Veneza, entre outras cidades – que, ainda hoje, conservam influências importantes dos tempos coloniais em todos os aspectos da vida cotidiana.

Laguna
Laguna é cidade histórica com belas paisagens naturais. Terceira mais antiga do Estado, possui um Centro Histórico com 600 prédios bem conservados. Além de sua importância histórica, o município tem praias, lagoas e outros atrativos turísticos.

Garopaba e Imbituba
São antigos vilarejos açorianos que aos poucos descobrem sua vocação turística, conhecidos pela beleza de suas praias. Ficam na melhor localização da costa catarinense para a observação das baleias Franca.

Litoral do Encantos do Sul
Possui atrativos naturais peculiares, como as dunas e sambaquis de Jaguaruna e o conjunto de sete lagoas, em Içara. No verão, o balneário de Rincão atrai veranistas de toda a região.

Águas termominerais
O complexo turístico associado às Termas de Gravatal e as estâncias dos distritos da Guarda e Rio do Pouso, em Tubarão, são famosos pela qualidade de suas águas.

Cidades italianas e alemãs
Enquanto os açorianos povoavam o litoral, os italianos colonizaram o interior. Fundaram não só as maiores cidades da região, mas também várias pequenas localidades próximas da serra, que são fiéis às tradições dos colonizadores até os dias atuais. Cidades como Urussanga, Nova Veneza e Orleans são ideais para vivenciar a influência da cultura italiana, desde a culinária até a arquitetura. Nos municípios de São Martinho e Santa Rosa de Lima, encantadoras casas enxaimel marcam a exuberante paisagem – cachoeiras, matas, trilhas, parques e açudes –, indicando que a cultura germânica também se faz presente no Sul catarinense.

Beleza exuberante no Caminho dos Cânions
O litoral do Caminho dos Cânions vai do movimentado Balneário Arroio do Silva até a divisa com o Rio Grande do Sul, em Passo de Torres. Aos que procuram agito, Balneário Gaivota é o endereço certo. Em Sombrio, estão o complexo de furnas e a maior lagoa de água doce do Estado. Morro dos Conventos, em Araranguá, é uma síntese dos atrativos da região. Reúne um conjunto espetacular de praia, lagoa, rio, penhascos e dunas. Em seu topo destaca-se o farol, ainda em funcionamento. São João do Sul abriga a única fonte de águas termais salgadas do país. Suas águas terapêuticas, classificadas entre as melhores do mundo, jorram numa temperatura de 38°C e são indicadas para o tratamento de diversos problemas de saúde.

Aparados da Serra
Para os adeptos do ecoturismo, os cânions dos Aparados da Serra reservam paisagens belíssimas e quase intocadas, verdadeiros monumentos naturais localizados em dois parques contíguos – Aparados da Serra e da Serra Geral –, com acesso a partir do município de Praia Grande, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Cidades Turísticas:
Garopaba, Imbituba, Laguna, Praia Grande, Jaguaruna, Araranguá, Içara, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Criciúma, Urussanga, Nova Veneza, Orleans, Gravatal, Tubarão, São João do Sul, São Martinho e Santa Rosa de Lima


Diários de viagem

Confira as experiências de nossos leitores:

» Ondas de verão
Por Rogério Monteiro (1998-02-04 18:01:00)
» Breve sonho de liberdade
Por Oscar Rivas (1997-11-05 18:14:00)
» Laguna respira história
Por Rogério Monteiro (1997-06-06 13:53:00)
» Sul catarinense tem sotaque italiano
Por Paulo Scarduelli (1997-04-06 17:19:00)
Cânion Fortaleza, nos Aparados da Serra
Centro histórico de Laguna
Formações lacustres no litoral sul de Santa Catarina